Bahia em Cores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Por que o brasileiro é um péssimo motorista?

.
O Brasil é um dos recordistas mundiais de mortes no transito. E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Esta mesma pesquisa diz que os acidentes no trânsito causam 1,3 milhões de mortos por ano, ou seja, uma morte a cada 30 segundos, o que evidencia um comportamento de risco por parte do motorista, que na maioria das vezes é mal preparado para conduzir ou transportar.
As recomendações feitas pela OMS para diminuir as conseqüências dos acidentes do trânsito são conhecidas em todo o mundo. Elas são chamadas de “Regras básicas do trânsito seguro e saudável”.
Limitar a velocidade, respeitar a sinalização, usar o cinto de segurança, não consumir bebida alcoólica, etc, são algumas das regras básicas. Mas, por que o motorista habilitado, que é obrigado a conhecer a lei, não segue as regras? Nas ruas, o brasileiro pode até ser um pedestre distraído, que corre riscos, mas raramente é agressivo. Já quando pega o volante de um carro passa por uma transformação. Muitos se tornam mal humorados, impacientes, raivosos até. Quem é assim se sente mais importante, com mais direitos do que o carro ao lado. Dirige como se, simplesmente, não houvesse mais ninguém à sua frente. O problema é que há, e não são poucos, já temos 45 milhões de motoristas aqui no Brasil. No mínimo, por educação, e porque manda a lei, todos deveriam entender que são iguais na hora de dividir esse espaço que é público.
.
Veja a reportagem abaixo e comente em seguida.
.

.
Você é um bom motorista? Conhece as leis de trânsito? Clique aqui e faça o teste.

3 comentários

Jorge Bezerra 17/11/09 23:00  

Esta reportagem ratifica um fato ja notório que o Brasil tem o mais selvagem transito do mundo. Morre mmais gente por acidente e atropelamento que quelquer cidade do mundo. Isto é uma vergonha. Morreu mais gente nas estradas e nas ruas do Brasil causado por acidentes de carro do que o numero de pessoas que m,oram na guerra dos EUA conta o Iraque.
Só isto deveria fazer-nos refeletir que algo está totalmente errado.
Ao dirigir um veículo, o motorista brasileiro usa o volante para auto-afirmação, exibicionismo, extravasar sentimento de superioridade, arrogancia, valentia e competição demosntrando total desrespeito com a vida alheia.
É necessario leis mais rigorosas,punição exemplar dos culpados, suspenção da carteira por um longo período para faltas graves e uma ampla campanha de educação da população.
Se o brasileiro perceber que não ha impunidade e que as leis são cumpridas de fato, com certeza deixaremos de ser campeão mundial de imprudencia no Transit oe passaremos a nos comportar melhor no volante.
É bom salientar que existem milhares mutilados e aleijados por consequencia de sermos péssimos motoristas.
O BRasileiro sabe que existe leis de transito, mas quando está dirigindo ele dar seu jeitinho perigoso no volante para resolver seu problema esquecendo o direito do outro.. Projetamos no volante esta caracteristica lamentavel do
carater brasileiro..
Aqui nos EUA as leis são severíssimas e uma pessoa pode ficar no presidio por longos anos se agir irresponsavelmente ou inconsequentemente ao dirigir um veículo. Se na avaliação do acidente ficar comprovado que o motorista ignorou os sinais de transito e excedeu em velocidade, ou estava dirigindo embriagado e houver danos ou morte as penas são severíssimas. O cidadão pagará carissimo por seu ato irresponsavel.
Precisamos mudar esta triste realidade no Brasil.
Pr. Jorge de O. Bezerra - Flórida- USa

Thane 22/11/09 13:24  

O Brasileiro é muito ousado e consequentemente displicente. Muitas vezes, mesmo estando dentro do erro se sente no direito de ter algum direito a razao.
Um grande exemplo é a lei seca. Quando surgiu, o intuito foi de diminuir as estatísticas de acidentes por consumo de bebidas alcoolicas com fiscalização intensiva aos fins de semana, mas o brasileiro mais uma vez contorna a situacao utilizando da CF e das contradições das nossas Leis.

alencar2 20/6/10 12:18  

É muito estranho porque pra dirigir todo mundo (pelo menos a grande maioria) passou pelas mesmas escolas, aprendeu os mesmos conceitos sobre segurança no trânsito, e todo dia passa na TV, rádio e jornal da necessidade em ser consciente no volante. Então concluo que é falta de fiscalização dos governantes no cumprimento da lei e cultura generalizada nas pessoas em desrespeitar as normas.

Related Posts with Thumbnails

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2009

BlogBlogs.Com.Br

Voltar para o TOPO