Bahia em Cores

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Meio Ambiente, o Lixo e sua Produção.

.
Por definição é considerado como lixo os restos das atividades humanas, inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

.
Sabemos que as quantidades e composições desses resíduos variam conforme o desenvolvimento e o tamanho da população. A cada pesquisa de quantidade da população mundial, percebemos um aumento inevitável de tudo que envolve a participação direta ou indireta do ser humano. É fato notório que em alguns países, as autoridades políticas juntamente com a população, tentam mudar os rumos de cada problema que reflete negativamente no meio ambiente.
.
O lixo produzido atualmente é, dentre outros, classificado como um problema que precisa de solução o mais breve possível. Na antiguidade, até meados do século XIX, uma cidade típica do mundo era o repositório, não só de pequenos detritos, mas de restos de comida e significativas quantidades de excremento animal e humano, originando pestes e epidemias, portando, os recursos para tal solução eram praticamente impossíveis. Com o desenvolvimento da ciência sanitária, descobriu-se que tais dejetos eram fontes explosivas de doenças, levando a humanidade a tomar medidas para o tratamento e destino adequados de tais resíduos. Hoje, mesmo com o crescimento assustador da população e consequentemente da produção de lixo, podemos dizer que existem vários meios de combatermos esse problema; a educação é um deles. Se cada ser humano fizesse o que deve ser feito com o seu lixo, os noticiários não nos informariam sobre a quantidade de pessoas mortas causadas pela falta de aterro sanitário, ou pela falta de consciência para usar os locais devidos para cada tipo de lixo.
.
Em Salvador, a cidade mais suja do Brasil, - segundo matéria recente de um jornal da TV Globo - nada é diferente. A cada passeio pela cidade, principalmente nos bairros mais populosos, percebemos o quanto a humanidade necessita urgentemente dessa conscientização.
.
Acredito que, a nós, não basta fazer somente a nossa parte. Como membro integrante do ecossistema, devemos repensar e reavaliar nossa postura, tanto individual como coletiva, revendo hábitos de consumo, produção e geração de resíduos que, de alguma forma, causam impactos ambientais, pois, todos somos responsáveis na preservação do meio em que vivemos.
.
A seguir, assista a matéria da TV Globo citada acima, e deixe seu comentário abaixo.
.

Read more...

quarta-feira, 3 de março de 2010

Feliz aniversário para mim.

Leia esse post clicando aqui.

Read more...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Baiano de verdade.

Falar de nós mesmos é um tanto complicado. Mas, aqui na Bahia não. Na verdade, os outros Estados não gostam de levar a fama que tem.
Baiano leva fama de preguiçoso, mas sabemos que não somos. Assim como no Rio, São Paulo, Minas, etc, aqui todos trabalhamos, mas, preferimos fazer sem pressa para aproveitar o momento. Este é o nosso diferencial. E tenha certeza que sai tudo bem feito. Rsrsrs...
Leia abaixo um texto do jornalista baiano, Marcelo Torres. No texto você vai perceber que baiano também 'se critica'.
E isso é normal.
Após a leitura, veja abaixo o vídeo de um baiano famoso, contando algumas de
suas piadas. (aconselho deixar os vídeos carregando enquanto faz a leitura)
.
Baiano que é baiano
.
Baiano que é baiano fala porra a cada dez palavras. Ou a cada cinco. Na Bahia meu rei, porra é tudo, menos a porra impropriamente dita Brasil afora, ops..., Brasil adentro.
Como diz o paraibaiano Renato Fechine, porra na Bahia é adjetivo, substantivo, interjeição, adjunto adnominal e advérbio de modo, de tempo, de lugar, de intensidade... da porra toda.
Quando se diz que "O cara mora na casa da porra", se quer dizer que ele mora na casa do chapéu, na casa da porra, longe pra caramba.
Baiano que é baiano aguenta comer pelo menos dois acarajés sem passar mal. E ainda fica querendo mais, só que a fila da baiana fica grande e aí bate aquela preguiça.
Se você não sabe, acarajé é hambúrguer de baiano.
O baiano que é baiano mesmo, chama as amigas de "ordinárias" e até de "piriguete", e elas não se incomodam, não se sentem ofendidas, sabem que é um tratamento carinhoso.
Em Salvador é comum você olhar para sua amiga (seja ela pretinha, branquela, loira ou morena) e falar "ô, sua nigrinha" - e ela acha o máximo, baianamente.
Baiano não admite cocó nem fulerage pu seu lado. Traduzindo: não gosta de cheiro mole. Entendeu não? Oxente, você ta precisando se matricular num curso de baianês. Urgente!
Pegar um rango, bater um rango e filar a bóia significam a mesma coisa: almoçar, comer, matar quem tá te matando. E quando um baiano fala "Eu tô de rango" significa que tá com fome. É esquisito, mas é a nossa linguagem.
Baiano que é baiano não bebe. Come água. Fica em águas. "Ontem Fulano estava em água dura". Tradução: estava trêbado, pra lá de Maracangalha. Bebeu cuma-porra e chamou Hugo (ou seja, vomitou).
O baiano, quando chama um brother pra beber, fala: "Rumbora cume água?" Em Salvador ninguém fala balada. Fala reagge. "Bora pureagge" Não importa se a música é axé, samba, pagode, reagge, MPB, rock, forró. Tudo, tudo, tudo é reagge.
Todo baiano chama Graça de Gal, Wagner de Wal, Gilberto de Gil. Sérgio é Sejo, terça-feira é têça-fêra; bar é bá e cerveja é ceveja.
Baiano que é baiano engole a letra d do gerúndio: - Qué qui cê tá FAZENO? - Eu tô DURMINO... Caminhano e cantano e seguino o trio elétrico.
Numa roda de baianos e baianas, quando alguém chega após ter tomado banho, as pessoas falam: "hum, chegou toda tomada banho". Traduzindo: "Ela chegou limpinha, cheirosinha".
Baiano que é baiano sabe o significado da frase: "O cara tava mais enfeitado que jegue na Lavagem do Bonfim". Ou seja, usava excessivo número de adereços e enfeites.
O baiano de Salvador, sabendo ou não falar inglês, sabe que no baianês brown [bráun] não é a forma carinhosa de chamar Carlinhos Brown, o omelete-man. Brown é adjetivo de pessoa brega-espalhafatosa-cafona. É aquele motorista que põe mil adesivos no carro, o cara cheio de colares de prata e pulseiras. "Que cara mais brown!"
Baiano que é baiano sabe o que é "lavar a jega". É se dar bem, levar vantagem, lavar a égua, lavar a burra.
Todo baiano sabe que jante não tem nada a ver com o verbo jantar. Na Bahia, jante significa aro de pneu. "Rodar na jante", no sentido denotativo baiano, é o carro rodar com o pneu vazio ou furado. Mas, na putaria, rodar na jante é transar sem camisinha.
Baiano que é baiano sabe o que é nestante. É "nesse" + "instante", ou seja, daqui a pouco. Baiano fala pra semana (na próxima semana), parumês (no próximo mês) e paruano (no próximo ano). "Paruano sai milhó", diz o dono do bloco de carnaval.
Só baiano sabe o que é falar "de hoje a oito". "Meu aniversário é de hoje a oito", ou seja, é daqui a sete dias. Baiano que é baiano fala horas de relógio. "Fiquei duas horas de relógio esperando aquele filadaputa". Em geral, fala-se "horas de relógio" quando se quer enfatizar atraso, demora.
Em Salvador, se você convida alguém prum aniversário ou batizado de boneca, essa pessoa leva uma renca de amigos (renca = muitos, uma catrupia, muita gente).
Baiano fala na moral em vez de por favor... "Pega isso aí pra mim, na moral".
Baiano vive dizendo que Sergipe é o quintal da Bahia... E o sergipano adora a Bahia e os baianos. O baiano de Salvador parece não querer ser nordestino e esculhamba o sotaque de sergipanos, alagoanos, pernambucanos, potiguares, paraibanos... (não deveria ser assim, mas é, infelizmente é).
Baiano chama ônibus de buzú. "Vou de buzú". Ou então é simplesmente carro. "Vou pegar o carro". Taxista em Salvador é taquicêro.
Baiano acha legal quando dizem que ele é "retado"; "boca de zero nove" ou "um pinico cheio". Significa dizer que é um cara legal, porreta, "um cara de fudê".
O baiano, quando tá indo embora, não diz "tô indo"; ele diz "to chegânu".
Não vai embora, se pica. "Vou me picar" significa "vou cair fora". Em Salvador, "se picar" não é se auto-molestar, é cair fora, ir embora.
Ruma, em Salvador é um bocado de coisas, uma ruma. Uma ruma de papel, uma ruma de gente, uma ruma de bagulho. E ainda tem o verbo rumar. "Rumei-la porra nele", ou seja, arremessou alguma coisa.
Na Boa Terra, é comum você tratar um amigo, um colega ou um desconhecido como "pai". Se for mulher, "mãe". "Venha, pai". "Venha, mãe". Muitas letras de músicas baianas têm pai e mãe nesse sentido.
Também é comum tratar um desconhecido como "maluco", mas é uma forma carinhosa. "Vai, maluco" (é como o "tchê" do gaúcho, o "meu" do paulistano e o "malandro" do carioca).
Quando se diz "A reunião não teve um pé de pessoa", se quer dizer que a reunião não teve ninguém.
Um pergunta "Colé a de mermo?" e o outro responde: "É niúma".
Todo brasileiro acha que baiano fala a palavra arretado. Não tem o "a", baiano fala "retado". Raul Seixas canta uma música assim: "Não planto capim guiné pra boi abanar rabo/ Tô virado no diabo/ eu to retado com você. Tá vendo tudo e fica aí parado/ Com cara de veado/ Que viu o caxinguelê".
"Tô retado" significa tô zangado, tô puto da vida.
Mas retado também exerce a função de superlativo: "É bonito que é retado" [ou seja, é muito bonito]. "O cara é retado de feio" [ou seja, é muito feio]. E, quando se diz "Ele é um cara retado", significa dizer "Ele é boa praça".
.
A Bahia é o único Estado que começa com B - de Brasil. O mapa da Bahia é quase igual ao do Brasil, você já viu? A Bahia tem a maior costa marítima do País.
A Bahia faz divisa com oito Estados. Salvador é a terceira cidade mais populosa do país, você sabia? Não, nem os soteropolitanos sabem disso, pode fazer um teste agora e perguntar qual a cidade mais populosa do país depois de RJ e SP; eles vão dizer que é BH ou Porto Alegre, mas é Salvador.
Tinha um baiano que era magro pra caramba e tinha o apelido de Gordurinha. Ele fez uma música que dizia assim: um baiano é uma coisa divertida; dois baianos, uma boa pedida; três baianos, uma conversa comprida; quatro baianos, um discurso na avenida.
E ainda se diz também que: 1 baiano = um escritor famoso; 2 baianos = uma luta de capoeira; 3 baianos = um grupo de axé; 4 baianos = um terreiro de candomblé.
Todo baiano tem um pouco da sátira de Gregório de Matos (o boca de inferno), da poesia de Castro Alves, da malemolência de Gilberto Gil, do "marquetingue" de Duda e de Nizan, da esperteza de ACM e da candura de Irmã Dulce.
Todo baiano tem régua e compasso. Todo baiano tem um santo, uma ginga de corpo e um rei na barriga. Todo baiano tem o diabo no quadril e tem Deus no coração. Coração e braços que estão sempre abertos.
.
.
Autor: Marcelo Torres ( Blog )
Baiano, Jornalista, Cronista e Torcedor do Vitória.


Read more...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Procuro político honesto.

"Eu já vi".
Um político honesto sentado
apreciando a paisagem
Stevie Wonder sobre Político Honesto
.
"Eu também!"
Ray Charles sobre Político Honesto
.
"Nunca vi, nem comi, eu só ouço falá."
Zeca Pagodinho sobre Político Honesto
.
"Isto realmente non ecziste."
Padre Quevedo sobre Político honesto
.
"Esse padre tah certo, naum existe, mas deveria..."
Anônimo sobre Político honesto
.
"Político honesto? Mais fácil um para-brisa de Dodge amarelo rebaixado e com lanternas quebradas passar no buraco da agulha!"
Jesus sobre Político honesto
.

"Brasil Telecom informa: Mensagem gratuita, isso não existe, favor consultar serviço de informações."
Brasil Telecom sobre o Político honesto
.
"Eu ainda não entrei para a política."
Chuck Norris sobre o Político honesto
.
"Quando ele entrar para a política não será mais honesto."
Suícida, sobre honestidade política de Chuck Norris
.
"Isso... é... uma... vergonha."
Bóris Casoy sobre Não existir Político honesto
.
"Ainda não matei nenhum."
Jack Bauer sobre Político honesto
.
"Hahahahahahahahahaha!"
Político sobre Povo Brasileiro
.
Político Honesto é um mito mundial.
A
ntropólogos, historiadores, sociólogos e estudantes de Hogwarts em geral, estudam para definir sua origem exata. Apesar da aparente falta de sentido ou coerência, Político Honesto é uma expressão considerada correta no vocabulário da Língua Portuguesa, apesar de a maioria da população brasileira desconhecer deste fato.
____________________
.
História
O mito do Político honesto foi muito difundido em países de 1º, 2º e 4º mundo no início do século XV, mas desacreditada pelas igrejas Católica, Universal e Googleista, o que acabou fazendo com que o mito fosse esquecido nos escombros da história da civilização moderna no continente Europeu (apesar de alguns poucos movimentos renascentista neotradicionalistas ainda pregarem sua existencia).
A teoria mais aceita é que o mito do Político honesto tem suas origens na remota Indonésia, quando um grupo de militantes Petistas decidiram que eram capazes de criar um partido de pessoas honestas. Assim nasceu o PSDB (Partido Sua Danada Belicosa). Esse grupo foi rapidamente perseguido pelo Primeiro Ministro do país Mao Tsé Tung, que após o Concílio de Trento instituiu que o Dominó só deveria ser jogado entre amigos, com o auxilio espiritual de uma cerveja gelada.
Assim, no ano 12 do século XVIII, logo após Chuck Norris entortar a Torre de Pizza com um sopro, o mago Merlin com o auxilio de Papai Noel, encontrou as escrituras antigas que faziam referência a uma religião baseada na dualidade Politico Corrupto x Politico Honesto, a partir daí os smurfs fundaram seu plano de dominação global que só teria algum sucesso na década de 80-90 graças a Xuxa e a Rede Globo.
Desde então, Politico honesto passou a ser um folclore comum, por todo o globo, sendo muito difundido em países ricos como o Congo, Etiópia e o Brasil.
Hoje existem vários grupos de discussão sobre a existência do Politico Honesto, que podem ser encontrados associados a butecos, grupos de RPG, e hospitais psiquiátricos.

.
Teorias Alternativas
Existem teorias alternativas sobre a origem do mito "Político Honesto"; a mais difundida é que eles eram seres extraterrestres que vieram a terra, a mente dos antigos não comprendeu e acreditou serem Politicos honestos. Essa teoria é apresentada no livro Eram os Politicos Astronautas?, de um autor de nome ilegivel.
.
A lenda
Reza a lenda, que o Brasil um dia terá um Político honesto, a profecia fala que o Messias virá quando um torcedor do Esporte Clube Bahia deixar de Viver do passado e o Esporte Clube Vitória ganhar o primeiro Brasileirão.
O dia mundial do Político honesto é comemorado no 1º de abril, mas de forma diferente em cada localidade. É claro!
Existe também uma simpatia que diz que, se você falar Lula-lá-lá, Lula-lá-lá, Lula-lá-lá, três vezes em frente a um espelho enquanto sacrifica um bode, bebe cerveja sem álcool e lê o Necronomicon na lingua dos Orcs, um Político honesto, um coelinho da páscoa e um alien aparecerão na sua frente e dançarão Folkstrot Beduíno.
____________________
.
Pois é... você já percebeu que está cada vez mais difícil achar um Político honesto.
Você conhece algum?
Este ano teremos Eleições; por isso, resolvi fazer uma pesquisa aqui na Internet, na esperança de encontrar um político honesto, merecedor de tão importante cargo. Adivinha o que encontrei?!

.
Quer saber? Confira você mesmo!
Acesse a página de pesquisa do Google
.
Na caixa de texto digite: politico honesto e, ao invés de clicar em "Pesquisa Google", clique em "Estou com Sorte".
Não se assuste com a página que vai encontrar. Não é erro. O resultado é esse mesmo!

.
E não me contentando com essa pesquisa do Google, fui ao YouTube, e olha o vídeo que achei:
Ah! assista o vídeo e comente em seguida... (Sei lá... comente qualquer coisa. Eu já sei que você também não conhece político honesto).
Abração.

Read more...
Related Posts with Thumbnails

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2009

BlogBlogs.Com.Br

Voltar para o TOPO