Bahia em Cores

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Meio Ambiente, o Lixo e sua Produção.

.
Por definição é considerado como lixo os restos das atividades humanas, inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

.
Sabemos que as quantidades e composições desses resíduos variam conforme o desenvolvimento e o tamanho da população. A cada pesquisa de quantidade da população mundial, percebemos um aumento inevitável de tudo que envolve a participação direta ou indireta do ser humano. É fato notório que em alguns países, as autoridades políticas juntamente com a população, tentam mudar os rumos de cada problema que reflete negativamente no meio ambiente.
.
O lixo produzido atualmente é, dentre outros, classificado como um problema que precisa de solução o mais breve possível. Na antiguidade, até meados do século XIX, uma cidade típica do mundo era o repositório, não só de pequenos detritos, mas de restos de comida e significativas quantidades de excremento animal e humano, originando pestes e epidemias, portando, os recursos para tal solução eram praticamente impossíveis. Com o desenvolvimento da ciência sanitária, descobriu-se que tais dejetos eram fontes explosivas de doenças, levando a humanidade a tomar medidas para o tratamento e destino adequados de tais resíduos. Hoje, mesmo com o crescimento assustador da população e consequentemente da produção de lixo, podemos dizer que existem vários meios de combatermos esse problema; a educação é um deles. Se cada ser humano fizesse o que deve ser feito com o seu lixo, os noticiários não nos informariam sobre a quantidade de pessoas mortas causadas pela falta de aterro sanitário, ou pela falta de consciência para usar os locais devidos para cada tipo de lixo.
.
Em Salvador, a cidade mais suja do Brasil, - segundo matéria recente de um jornal da TV Globo - nada é diferente. A cada passeio pela cidade, principalmente nos bairros mais populosos, percebemos o quanto a humanidade necessita urgentemente dessa conscientização.
.
Acredito que, a nós, não basta fazer somente a nossa parte. Como membro integrante do ecossistema, devemos repensar e reavaliar nossa postura, tanto individual como coletiva, revendo hábitos de consumo, produção e geração de resíduos que, de alguma forma, causam impactos ambientais, pois, todos somos responsáveis na preservação do meio em que vivemos.
.
A seguir, assista a matéria da TV Globo citada acima, e deixe seu comentário abaixo.
.

1 Comentário

alencar2 20/6/10 12:15  

Eu noto que as pessoas do interior do estado conservam melhor a cidade, do que as da capital. Nas cidades do interior, mesmo com menos recursos para limpeza e conservação você pouco vê lixo e degradação por vândalos. Aqui com todo aparato para limpar e conservar, muitas pessoas parecem que gostam de sujar e quebrar os equipamentos públicos. Estava ontem na inauguração da praça do Imbuí, o povo já estava lá fazendo seu papel de porco e poluidor.

Related Posts with Thumbnails

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2009

BlogBlogs.Com.Br

Voltar para o TOPO